quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A origem das receitas da família.


Nasci em 1940 e há muito pouco tempo o mundo havia passado por uma crise enorme, com a quebra da bolsa nos Estados Unidos, em 1929, que criou uma paralisação mundial .

Em 1929, meu avô era um homem abastado, morava em Higienópolis, um bairro chique de São Paulo. Seus vizinhos eram grandes fazendeiros de café, a principal riqueza da época. Nesta época, alem da linda casa, ele tinha vários empregados, inclusive chofer. Havia muita fartura de comida na casa dele. Vovô importava toneis de vinho especial de Portugal, para consumo dele e da família: vovô, vovó e quatro filhos.

De um dia para o outro ele, cuja renda vinha de compra e venda de imoveis, ficou sem trabalhar e sem ganhar. Minha mãe contava que ele conseguiu, com muito custo, vender uma casinha e que esticou esse dinheiro, o que deu para a família viver por quatro anos. Aí as coisas melhoraram. 

Também em 1940, começou a segunda guerra mundial que gerou racionamento de muitas coisas no Brasil, como por exemplo, de farinha de trigo. Essas crises obrigaram as pessoas que cozinhavam a aproveitar sempre as sobras de alimentos, a não permitir nenhum desperdício

Eu estaria sendo injusta se não falasse de minha avó paterna, filha de pais italianos e que foi minha primeira mestra de culinária. Vovó cozinhava muito bem e eu ficava do lado aprendendo, quando tinha chance.

Esse blog vai lembrar receitas dessa e de outras épocas de crise. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geléia de pimenta dedo de moça com abacaxi.

Conheci essa geleia usada para comer com dadinhos de tapioca. Tentei fazer e não tinha conseguido até hoje. Consegui e ficou ótima! Ingredie...